23.5.08

Discurso de abertura Fórum das Profissões

I Fórum das Profissões
Auditório do Ramo Grande, Praia da Vitória

"Antes de mais, quero saudar todos os alunos aqui presentes. E saudo-vos pela vossa escolha... a escolha de frequentar uma escola profissional...


Sr. Director Regional do Trabalho, Dr. Rui Bettencourt. Sr. Director da Escola, Professor Domingos Borges... Sr. Presidente da CMPV, Dr. Roberto Monteiro....


Tinha eu 15 anos quando decidi fazer as provas para entrar na Escola Profissional. Não tive muitas dúvidas... estava decidida a dar um rumo à minha vida de estudante e queria preparar o meu futuro (até porque nem pensava em ir para a Universidade...)
Foi há nove anos atrás. Numa altura em que os alunos das escolas profissionais tinham um rótulo... um carimbo... e muitas vezes injustamente!A familia e os amigos não gostaram muito da ideia. Mas mesmo assim tentei.


Entrei no curso que queria. Na altura já se começava a falar muito em Multimédia...de repente comecei a ter motivações para estudar... para ir para as aulas... as notas começaram a subir... os objectivos eram cada vez maiores... o sentido de responsabilidade cresceu. (até hoje não sei como consegui acordar às 6 da manhã durante 3 anos!)
A relação com os colegas, com os professores, com os funcionários... era uma relacção boa, saudável... éramos quase uma família, da qual sinto saudades!


Nesta escola aprendi a ser e a fazer... aprendi a gostar de saber mais... a traçar objectivos... a fazer opções...Aos 18 anos... altura em que fui estagiar para o jornal “Correio dos Açores”, em Ponta Delgada... ainda não tinha acabado o curso, mas sentia-me perfeitamente capaz de desempenhar uma função... uma profissão.
Terminei o curso em Junho de 2003... altura em que entreguei a PAP... a famosa PAP (mas que afinal não custa assim tanto a fazer!)... nessa altura já trabalhava numa empresa de webdesign e informática... juntamente com outros dois colegas de curso.


Em Março de 2004, a escola contactou-me para participar no Concurso Regional de Profissoes, em São Miguel... eu disse logo que sim... porque ia ser uma óptima experiência... e foi!Senti um orgulho enorme quando conquistei o primeiro lugar na categoria de webdesign: orgulho pelo facto de levar mais longe o nome da escola... orgulho em mim mesma... porque fiz a escolha certa e dei o meu melhor.


Fiquei apurada para o campeonato nacional... e em Novembro fui para Aveiro... quando já estava no 1º ano da Universidade, em Ponta Delgada.
No Nacional competi contra 6 concorrentes (fui sempre a única rapariga... os meus adversários eram sempre rapazes... e viva as mulheres...)Fiquei novamente em 1º lugar... nesse ano os Açores ganharam 11 medalhas de ouro (salvo erro)... o que significa que as escolas da região são boas e funcionam! Foi um orgulho... é uma sensação espectacular receber estes prémios.Eu e o Paulo Paiva, de Construção Civil, éramos os únicos da escola da Praia, e vencemos.


Fiquei apurada para o Internacional... e em Maio de 2005 fui para a Finlândia...Foi uma experiência fantástica... uma oportunidade única. Estava numa competição mundial a representar Portugal, os Açores e, sobretudo, a minha Escola (e era novamente a única rapariga!).Tinha quase que uma obrigação em conquistar o terceiro lugar... porque o Rui Veríssimo, um colega da Escola das Capelas, tinha ganho a medalha de bronze em Webdesign... foi um dos melhores resultados de sempre de Portugal.
Competi ao lado de 17 jovens de vários países... a prova era dificil... fiquei em 14º lugar... mas valeu a pena! E acredito que alguns de vocês vão poder conquistar um lugar melhor que o meu. Basta quererem... basta trabalharem!


Enfim,

Enfrentei tudo e todos para entrar aqui...Fiz o meu curso... fui reconhecida pelo meu bom trabalho. Hoje a minha família e os meus amigos orgulham-se desta escolha que fiz e que antes criticaram!Defendi sempre que pude os cursos profissionais! E ainda bem que hoje... as escolas têm uma imagem mais bonita...
Daqui a um mês termino a minha licenciatura em Comunicação Social e Cultura... estou a acabar o meu estágio... e acreditem que se não tivesse tirado um curso técnico profissional não sabia metade do que sei hoje... Se calhar não me adaptava tão bem às novas situações... às novas tecnologias.. ou não aceitava com tanta garra os desafios que vou encontrando... o meu curso foi a minha rampa de lançamento para um degrau mais acima...


Aproveito para agradecer a todos os que me deram este saber... professor Fernando Vicente... Fernando Nascimento... e outros tão importantes... Obrigada à escola por dar esta boa oportunidade a tantos jovens.E obrigada a todos os que apoiam as escolas profissionais, os alunos e as suas iniciativas! Espero que hoje as empresas de cá saibam dar valor a estes alunos com formação... que lhes dêm o devido lugar... afinal de contas, nós também podemos trabalhar por uma sociedade melhor e mais desenvolvida!


Para vocês... um conselho...

Agarrem esta oportunidade... aproveitem tudo aquilo que a escola tem para vos dar... para vos ensinar...Sejam dedicados... trabalhadores... lutadores... e sejam, sobretudo, ambiciosos em termos profissionais!Não tenham medo de aprender nem de estudar... nem de querer saber mais...
Aprendam a ser... a saber... e a fazer... que é afinal o lema destas Escolas...

Orgulhem-se por serem alunos dos técnico profissionais... orgulhem-se por terem feito a escolha certa... mas trabalhem e vejam lá se conseguem mais umas medalhinhas de ouro para os Açores!

Felicidades! Obrigada

Dulce Teixeira, Praia da Vitória, 21 de Maio de 2008"

Sem comentários: