22.5.07

Joaquim fidalgo, jornalista de profissão

Crónica

Durante quase uma hora, Joaquim Fidalgo falou sobre o jornalismo como profissão ou hobby; o jornalista como profissional ou amador, e sobre as várias fases da imprensa e do próprio sinónimo de comunicar e de informar.

No passado dia 15 de Maio encontravam-se alguns interessados na plateia do Anfiteatro C da Universidade dos Açores, para além dos alunos dos cursos de Mestrado em Cultura e Comunicação e de Licenciatura em Comunicação Social e Cultura, para os quais era dirigida a conferência.
Com um discurso pouco formal, acessível e muito cuidado, e com uma gesticulação tão clara que prendia a atenção do menos atento, Joaquim Fidalgo falou nos prós e contras de uma profissão que já conheceu dias tão diferentes desde a sua aparição. À medida que falava, ia passando os diapositivos recheados de informação da apresentação que preparou especialmente para este encontro.

No final, o "jornalista profissional", como de resto se autodesigna, mostrou-se disponível para responder a algumas questões. Como o tempo já esgotava, porque chegava a hora do jantar e porque no departamento, alguns alunos do Mestrado em Comunicação e Cultura já aguardavam a sua presença, foram levantadas poucas perguntas.

Joaquim Fidalgo saiu do Anfiteatro C, acompanhado pelos docentes do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas, e seguiu para a aula de mestrado sobre "Ética na Comunicação". Já no exterior ainda houve lugar para um cigarro e alguma conversa com alguns docentes e alunos de Comunicação Social e Cultura.

Sem comentários: